terça-feira, 13 de maio de 2008

Vegetarianismo: muitas vezes, uma hipocrisia alimentar.

Hábitos são hábitos, nada mais do que isso. Porque os alimentares haveriam de ser diferente? Sou e sempre fui adepto do faça aquilo que bem entenda e deixe que os outros o façam também. Na alimentação idem. Coma aquilo que você bem entende e não coma aquilo que você também bem entende.

Não quer comer carne, não coma... Nada de mais nisso. Agora o que realmente me faz rir, gargalhar com a força do termo, são as desculpas mais que estapafúrdias para não se comer à bendita carne nossa de cada dia. Quer ser vegetariano que o seja, posso até engolir as mentiras acerca de que é mais saudável e etc e tal. Esses argumentinhos enfadonhos de geração saúde classemediana até faço ouvidos murchos e acato. Aguento todos a bem da verdade. Mas é também uma oportuna verdade que me mijo de rir com outros múltiplos e chorosos argumentos.

Vamos ao principal argumento dos vegetarianos: “não como carne por causa da tortura animal... por causa do sofrimento dos bichinhos” Hehehe... Muitas risadas... Cínicas risadas. Este é o argumento preferido de onze a cada dez vegetarianos sobre a sua “opção” de não abocanhar suculentos pedaços de carne. O que podemos interpretar disso tudo é: aquilo que não grita pode ser morto, destruído e tudo que o valha. Sim, claro, a lógica é essa. Somos contra a morte dos bovinos, porque afinal de contas os coitadinhos dos bois esperneiam antes de morrer, mas e a alface? Biologicamente não é um ser-vivo igualmente? Entretanto a alface não grita, todas as frutas, legumes e verduras não gritam. Então: destrua a vontade. Todo esse aspecto vegetariano se resumiu, em associações de dor, sofrimento e angústia.
Muitos e muitos “vegetarianos” toleram a carne de peixe, será que é porque o peixe antes de morrer não grita? Já os golfinhos e as baleias, que são mamíferos, gritam e soltam um som agonizante, ai não é mais moralmente aceito que se consuma este animal. Vegetarianismo nada mais é do que uma hipocrisia alimentar.

Que fique bem claro que respeito qualquer tipo de escolha. Quer ser vegetariano, quer optar por escolhas do tipo, por mim okay. Ótimo. Absolutamente normal. Respeito àquele que não come carne como o maluco que toma óleo diesel em seu diário ato insano. Ambos livres em suas obras e escolhas. O segundo muito mais sensato por não criar argumentos retóricos de aceitação social para a sua ação.

Mesmo discordando da escolha que os vegetarianos fazem em seus cardápios, defendo incondicionalmente o direito de livre escolha. Livre escolha de não usar e não comer qualquer coisa. Igualmente defendo o direito de qualquer individuo comer ou usar aquilo que bem entende. Não aguento é a valoração moral que se faz da “ação” vegetariana. Santa babaquice querer interferir nos hábitos de outrem, ainda mais nos hábitos alimentares. Coma e deixe comer. Não me venha com seu falso moralismo. Em vez de levantar estas fracas bandeiras contra o consumo de carne, porque não defendemos todos juntos que todo e qualquer cidadão tenha condições financeiras de comprar um bom pedaço de picanha e fazer um delicioso churrasco no final de semana e só não o faça se não o quiser. Isso é livre escolha.

24 comentários:

Carlos Henrique disse...

Sim algumas vezes hipocrisia alimentar, mas generalizar é algo retrógado, então calma lá.

A dieta vegetariana visa o não sofrimento dos animais, mas não é só isso, ela envolve uma alimentação mais saudável e questões religiosas também.

A questão do grito faz sentido, mas não muito.
Como disse mais cedo as plantas apresentam sistema nervoso sim, apresentam sensibilidade sim, mas não tão complexa como o nossa e dos animais(semelhantes a nossa ou até superior em alguns casos).
Ou seja a "dor" sentida por ela é menor.
Lembrando também que a dieta vegetariana inclue frutas, grãos, folhas, entre outros, que não implicam em morte de um vegetal.
A questão de muitos "vegetarianos" que comem peixe é muito simples,
eles não são vegetarianos.

Outro fator importante é a quantidade de vegetais que morrem durante meses ou anos para alimentar um boi, por uma questão de silogia ser vegetariano não inclue só a salvação de animais, mas também o de vegetais.

Uma frase Leandro:
Dos males o menor.

Abraço.
Carlos

Mahlagueta disse...

nao to a fim de ler nada disso.mas, como a camila mesmo disse hj na aula."cada um come o que quiser."
akopdkaskospaspodpdoadopodp

Anônimo disse...

Concordo com o tico, não totalmente, mas concordo.
Não destriumos um alface para comer ele, não matamos sua raiz, ao contrário dos animais.

O texto foi muito generealizado, há vários tipos de 'vegetarianos', entre eles os que comem carne branca, os que não comem animais, os que não comem nada que venha de origem animal e os naturalistas.
Cada um tem seu motivo para comer ou deixar de comer algo.

'A questão do grito faz sentido, mas não muito.'
Milhões de animais são torturados e repoduzidos de forma gigantesca apenas para matar a vontade de algumas pessoas em comer carne.
A questão não é comer ou não a carne por causa dos 'gritos' dos animais, mas ter conciência do que se passa com eles.
E tenha certeza, se não fosse por problemas de saúde, não comeria nenhum tipo de carne, por 'saber' o que se passa, o que deveria ser melhor informado as pessoas.

Unknown disse...

O texto foca um dos argumentos utilizados pelos vegetarianos, que é o do sofrimento do animal ao morrer, e por isso não comem carne, mas normalmente esse é só um dos argumentos da maioria e o principal.
Mas outros argumentos dizem que a carne faz mal pra saúde, e que antes de ser digerida apodrece no nosso estômago entre outros, sem contar os motivos religiosos e outros que dizem que a criação de gado para consumo contribui para o aquecimento global pelos gases produzidos pelos gados e pela ocupação de reservas e desmatamento das mesmas para a criação.
Mas aí sim tem uma certa hipocrisia de alguns, pois dizem só comer carne branca pois é mais saudável, e outros que não comem nenhum tipo de carne, mas consumem outros produtos de origem animal e se dizem "os vegetarianos" por isso, mas também porque simplesmente não dizer quenão comem certa coisa e pronto ao invés de toda essa apologia a um costume alimentar!?
Também penso que a "regra" deveria valer para os vegetais, frutas, legumes e etc, pois são serevs vivos biologicamente, e não é porque são seres "inanimados" que devemos comê-los sem sentir a menor culpa!
Acredito que cada um come o que quer e não precisa fazer alarde ou campanha disso ou daquilo, pois talvez seja isso que irrite os não vegetarianos e se crie uma certa "rivalidade" desnecessária, e se pretendem defender os animais ou o que for, que defendam de outra forma, e não pregando um modo de vida que nem todos acatam!
E é lógico que muitas das condições de criação dos animais para o consumo humano é cruel, mas mesmo assim é muito relativo, pois nem sempre pode se fazer as coisas de forma mais "humana", e se há como, aí sim deveria ser feito algo pra mudar!
E no final de tudo, é a cadeia alimentar meu caro!

Beijos
Bia.

Anônimo disse...

Eu concordo sim.

Anônimo disse...

olha, sinceramente, nao gostei da comparacao que nos fez com o cara que toma diesel.
Sinto-me extremamente ofendida com uma pessoa tao bem estudada e inteligente falando assim de outras culturas.
Voce fala que nao tem nada contra, mas nos insulta implicitamente.
nao consigo entender o que voce pretende com isso, mas tenha mais respeito, por favor u.ú

Anônimo disse...

alem do mais nao eh comprovado que as plantas sejam sencitivas. tipo assim, elas n tm um sistema nervoso, mas n eh comprovado q elas tenham outro modo de sentir dor.

Anônimo disse...

n concordei com algmas coisas q vc disse!
seu texto th legal, mas cara, se coloca no lugar dos vegetarianos ants d ler o txt!
deu ateh uma suavizada boa em mts criticas q as pessoas qurem dizer p/ gente, mas concordo c/ a pssoa d cima.
bem legal seu site, mas essa materia n gostei =D
vcs escrevem sobre coisas realm ente interessants, vo ler o resto das materias

Anônimo disse...

primitivo, retrogrado, comes carne pq gstas n pq é saudavel ou por respeitar a etica que nasce no ser humano, voces e k fazem rir de tanta ignorancia q ha no mundo, é mt mais saudavel ser-s vegetariano basta so ires a qualquer site de nutricionismo, evitas osteoporose, cancro do colon, cancro da prostata, colesterol, doenças cardio vasculares e hipertensao arterial, ate pq tou no curso de nutriçao, é incrivel a ignorancia das pessoas em relaçao a este tema, nao quer ser vegetariano nao seja so n critique voce os vegetarianos pq aí perde a razao absolutamente toda, gosta de carne? entao coma, é da maneira que fica calado, pode ser que se entale com um osso. (-_-' incrivel onde a ignorancia ja anda

Unknown disse...

Manezão então, os Vegetarianos pra você são falsos, sem dinheiro e orgulhosos ao extremo?

Anônimo disse...

Muito bem, gostei da sua interpretação crítica. Realmente os vegetais são seres vivos e não há o que se comentar. Amigo entre em contato comigo por favor, meu blog é:nutritionxlife.blogspot.com.........Valeu!

Anônimo disse...

Queria saber se veganos sabem que vegetais também são seres vivos,e sabem que muitas vezes vc mata um vegetal inteiro para poder se alimentar como é ao caso de alface,repolho,palmito,inhame,aipim,dentre outros.

E como agrônoma,posso lhes assegurar que a agricultura causa mais impacto ambientalç do que um pasto e me dpa náuseasver tanto vegano metido á produtor agrícola achando que manja pra acssete de ecologia!

E será que existe vegano fazendo campanha contra os pobrss animais considerados pragas que morrem todos os dias para grantir a produçaõ de vegetais que eles tanto defendem como "livre do sofrimento animal"?

veganismo/vegetarianismo é pura hipocrisia,e para finalizar,tenho certeza que muitos caras aí acham consumir nós mulheres na forma de pornografia algo super-normal e condena quem consome animais! Vão ser hipócritas assim lá no inferno! e ainda se julgam melhores do que os "togloditas comedores de carne".

Tamires disse...

Stéfanie, na verdade eu diria que os vegetarianos são falsos, com dinheiro e orgulhosos. Vá até a classe baixa e procure algum vegetariano. Vegetarianismo é moda, é onda, muitos o são porque é bonitinho, "estilo de vida". Muito sentimentalismo e pouca real opinião e teoria. E os remédios? A medicina? A genética? As vacinas? Porque os vegetarianos não se opõem a isto também?

Anônimo disse...

bem, concordo com o texto, além de sermos, querendo ou não, consumidores da cadeia alimentar terciário(ultimo nivel de consumidor, apos ficam os decompositores), existimos para haver o controle de reprodução dos outros seres, do mesmo modo q usamos gatos para controlar uma fonte de ratos. Nossas práticas de agropecuária, são fundamentais para o consumo exigido pelo planeta, devido a superpopulação humana. acredito q a opção de vegetarianismo deveria brigar pela extração de peles e couro e o desperdício de tal atitude sagrada, que é o alimento vindouro desses sacrificados por nós. além do mais plantas também são seres vivos e insetos tbm.

Aline disse...

Pessoal parece que é burro. Não sei se entenderam, mas fala justamente de querer um impôr uma idéia pessoal. Isso é irritante. Mas nego insiste em vir aqui e encher linguiça.

Rodrigo disse...

Concordo, vegetarianismo é pura hipocrisia, pois eles falam que não comem carne por causa do sofrimento dos animais, até aí tudo bem....mas usam sapatos de couro, bolsas de couro e consomem uma infinita quantidade de produtos feitos de origem animal, a lista é tão grande que não caberia aqui !!!

Jessica Valkova disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessica Valkova disse...

Rsrs.. Já discuti com muitos chatos a respeito disso. Como carne e não abro mão disso! Mas e o alface? Rsrsrs.. Muito bom!

Anônimo disse...

Carlos Henrique

mas os animais também são mortos durantes a produção de vegetais pelos agrotóxicos

os insetos e ratos também possuem sistema nervoso e são mortos durante a colheita da plantação

ao menos que você plante um pomar e uma orta na sua casa,o vegetal vai ser morto depois da colheita para dar espaço para outro vegetal seja plantado,o caso da bananeira é um exemplo que é cortada depois da primeira colheita,já que não da outra muda

existem vários tipos de vegetarianismo atualmente e um tipo come peixe

mas os vegetais morreriam de qualquer maneira,os vegetais estragam depois de maduros

Anônimo disse...

Loira,mas no caso do mandioca que se corta a raiz e assim matam a planta

os animais são criados apenas para serem mortos para nós alimentar,assim como é o caso de algumas plantas

milhares de insetos também são mortos por inseticidas pois as pessoas sentem nojo deles

milhares de insetos e roedores são mortos durante a cultivo de vegetais

a vida não é justa com nenhum animal

Anônimo disse...

Bia

se a carne apodrecesse nossos estomagos,nós não seriamos onivoros e sim herbivoros

as reservas também são derrubadas para plantar soja

eu sou contra a crueldade contra os animais que vamos comer,nós devemos dar uma morte e vida digna aos animais que vão ter a nobre missão de nós alimentar

Anônimo disse...

Irina

é muito melhor viver 15 anos comendo e fazendo da vida o que se quer do que viver 100 anos se privando de tudo que é bom

zé donato disse...

Vou te falar o que é ser hipócrita: Você é a favor da destruição da natureza? Se não, então fique sabendo que 80% do desmatamento da Amazônia foi por causa de pecuária. Saiba também que numa área de 100 hectares, alimentamos apenas 8 pessoas com carne, enquanto com soja 1100 pessoas e milho 2500(claro que não comemos só isso, mas fazendo uma média com certeza é extremamente mais ecológico). Antes que você fale qualquer merda sobre estes números, eles foram tirados de um estudo feito pelo biólogo Edward Wilson da Universidade Harvard.
Aposto que você nem pensa em nada disso, e mesmo depois de ter essas informações, vai continuar comendo carne e destruindo o mundo. Todos os animais carnívoros se alimentam sem causar desequilíbrio, diferente do ser humano que é como um câncer terrestre.
Já que o assunto é hipocrisia, vou te mostrar como nossa sociedade é hipócrita e você falando merda de quem não come carne:
-Grandes marcas de roupas e tênis escravizam pessoas na Ásia e África(Nike, Adidas, entre outras) e a sociedade consome insanamente sem qualquer julgamento.

-Agrotóxicos na comida e trangenia de alimentos. Empresas como a Monsanto enchem o bolso fazendo agrotóxicos que possuem nitrato e outras substancias químicas que comprovadamente causam câncer e pior que isto, o Brasil, toda a água que consumidos também tem nitrato, pois estes químicos já dominaram os lençóis freáticos e consequentemente os rios. Pode reparar em qualquer garrafinha de água, você vai encontrar nitrato na composição.

-Guerra as Drogas, todo mundo sabe que a repressão não adiantou nada e que os índices de consumo só aumentaram. Enchemos nossas cadeias com pequenos traficantes(que pesa no bolso de todo mundo), que em sua maioria não possui outro crime e nem lucravam muito com o tráfico. Quem realmente ganha dinheiro com o tráfico não corre risco, fica sempre por traz intocável, e se um dos seus traficantes for preso é só colocar outro no lugar... Muitos juízes, políticos, policiais, delegados, entre outros ganham com a proibição e quem se fode sempre são os pobres. Nos últimos 10 anos foram estimados 10 mil vítimas só no Rio de Janeiro frutos dessa idiota Guerra às Drogas(aos pobres).

-Industria farmacêutica, isto sim é pura hipocrisia. Pessoas que estão preocupadas em lucrar com o sofrimento dos outros. Milhões de pessoas no mundo são viciadas em remédio para dormir, milhares de pacientes sofrem com esclerose multipla, milhares de pessoas sofrem com glaucoma, falta de apetite, náusea e todas essas enfermidades podem ser resolvidas com uma planta, a cannabis. Planta que também tem o potencial de auxiliar no tratamento de câncer e AIDS, pois impedem as náuseas e abre o apetite. Além disso a cannabis pode ser usada na CURA do câncer, mas porque a industria farmacêutica se interessaria por isso, é muito menos lucro.
Outro exemplo da maldade da industria, já ouviu falar sobre o Noni? É uma fruta que cura mais de 120 doenças e que irracionalmente é proibida pela Anvisa, porque será né?

Poderia ficar horas escrevendo as hipocrisias da nossa sociedade, mas vou encerrar por aqui.

Anônimo disse...

"zé donato"

"Vou te falar o que é ser hipócrita: Você é a favor da destruição da natureza? Se não, então fique sabendo que 80% do desmatamento da Amazônia foi por causa de pecuária."

se as floresta fossem destruídas para a agricultura nós deveriam parar de comer vegetais?

e qual é a fonte da sua informação?

"Saiba também que numa área de 100 hectares, alimentamos apenas 8 pessoas com carne, enquanto com soja 1100 pessoas e milho 2500(claro que não comemos só isso, mas fazendo uma média com certeza é extremamente mais ecológico). Antes que você fale qualquer merda sobre estes números, eles foram tirados de um estudo feito pelo biólogo Edward Wilson da Universidade Harvard."

qual é a sua fonte?

"Aposto que você nem pensa em nada disso, e mesmo depois de ter essas informações, vai continuar comendo carne e destruindo o mundo. Todos os animais carnívoros se alimentam sem causar desequilíbrio, diferente do ser humano que é como um câncer terrestre."

essas informações que não dá para se provar se são ou não verdade?

quantos animais já deixaram de morrer depois que você parou de comer carne?

quantos animais já deixaram de morrer depois que o vegetarianismo começou?

"Já que o assunto é hipocrisia, vou te mostrar como nossa sociedade é hipócrita e você falando merda de quem não come carne:
-Grandes marcas de roupas e tênis escravizam pessoas na Ásia e África(Nike, Adidas, entre outras) e a sociedade consome insanamente sem qualquer julgamento."

qual é a fonte da sua informação?

"-Agrotóxicos na comida e trangenia de alimentos. Empresas como a Monsanto enchem o bolso fazendo agrotóxicos que possuem nitrato e outras substancias químicas que comprovadamente causam câncer e pior que isto, o Brasil, toda a água que consumidos também tem nitrato, pois estes químicos já dominaram os lençóis freáticos e consequentemente os rios. Pode reparar em qualquer garrafinha de água, você vai encontrar nitrato na composição."

fonte da informação por favor

"-Guerra as Drogas, todo mundo sabe que a repressão não adiantou nada e que os índices de consumo só aumentaram. Enchemos nossas cadeias com pequenos traficantes(que pesa no bolso de todo mundo), que em sua maioria não possui outro crime e nem lucravam muito com o tráfico. Quem realmente ganha dinheiro com o tráfico não corre risco, fica sempre por traz intocável, e se um dos seus traficantes for preso é só colocar outro no lugar... Muitos juízes, políticos, policiais, delegados, entre outros ganham com a proibição e quem se fode sempre são os pobres. Nos últimos 10 anos foram estimados 10 mil vítimas só no Rio de Janeiro frutos dessa idiota Guerra às Drogas(aos pobres).
"

o que isso tem a ver com o consumo de carne?

"-Industria farmacêutica, isto sim é pura hipocrisia. Pessoas que estão preocupadas em lucrar com o sofrimento dos outros. Milhões de pessoas no mundo são viciadas em remédio para dormir, milhares de pacientes sofrem com esclerose multipla, milhares de pessoas sofrem com glaucoma, falta de apetite, náusea e todas essas enfermidades podem ser resolvidas com uma planta, a cannabis. Planta que também tem o potencial de auxiliar no tratamento de câncer e AIDS, pois impedem as náuseas e abre o apetite. Além disso a cannabis pode ser usada na CURA do câncer, mas porque a industria farmacêutica se interessaria por isso, é muito menos lucro. "

você sabe o que é hipocrisia?

a industria farmacêutica lucra para amenizar o sofrimento das pessoas com o seus medicamentos

quem proíbe a maconha é o governo e não a industria farmacêutica

"Outro exemplo da maldade da industria, já ouviu falar sobre o Noni? É uma fruta que cura mais de 120 doenças e que irracionalmente é proibida pela Anvisa, porque será né?

Poderia ficar horas escrevendo as hipocrisias da nossa sociedade, mas vou encerrar por aqui."

quais doenças ela cura?

por que ela é proibida pela anvisa?